Produção acadêmica

Dissertações e Teses

CÉSAR, Aldilene Marinho. Imagens e práticas devocionais: a Estigmatização de Francisco de Assis na pintura ibero-italiana dos séculos XV-XVI. Rio de Janeiro: UFRJ/ Programa de Pós-graduação em História Social, 2010. Dissertação de Mestrado

SILVA, César Augusto Tovar. A plasticidade de Santo Antônio: devoção, imagens e cultura barroca no Rio de Janeiro colonial. Rio de Janeiro: PUC/Programa de Pós Graduação em História Social da Cultura, 2010. Dissertação de Mestrado

Artigos

CESAR, Aldilene M. “As transformações religiosas e a representação da Impressão das Chagas de Francisco de Assis nos centros artísticos “hispano-italianos” dos séculos XV e XVI” In: Identidades: Anais Complementares do XIII Encontro de História – Anpuh. Seropédica, Rio de Janeiro, de 4 a 7 Ago. 2008. p. 1-7.

CESAR, Aldilene M. “Transformações na cultura religiosa: os ciclos pictóricos da vida de Francisco de Assis na Itália dos séculos XIII ao XVI”. In: História e Ética: XXV Simpósio Nacional de História Anpuh – Fortaleza, Ceará, de 12 a 17 Jul. 2009.

CÉSAR, Aldilene Marinho. “Pinturas da Estigmatização de São Francisco de Assis: da cena narrativa ao retrato – Séculos XIII-XVI”. In: Ars Historica, Rio de Janeiro, v. 1, nº. 2, p. 2-12, jul-dez. 2010.

CÉSAR, Aldilene Marinho. “Francisco e Domingos: uma iconografia comum de dois santos fundadores – Séculos XVI-XVII”. In: Anais do I Encontro de Pesquisadores do PPGA/RJ: [Des] Limites da arte: reencantamentos, impurezas e multiplicidade. Rio de Janeiro, RJ, UERJ/UFF/UFRJ, 2010. p. 342-353.

QUÍRICO, Tamara. “Leitura do Quattrocento: Donatello”. Atas da IV Semana de Estudos Medievais. Rio de Janeiro: PEM/UFRJ, 2001.

QUÍRICO, Tamara. “Comentários e críticas de Gonzaga Duque a Pedro Américo”. Dezenovevinte, v.1, n.1. 2006 (Publicado originalmente nos Anais do XXIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2003).

QUÍRICO, Tamara. “A Peste Negra e a representação do Inferno em afrescos toscanos do século XIV”. Atas da VI Semana de Estudos Medievais. Rio de Janeiro: PEM/UFRJ, 2006.

QUÍRICO, Tamara. “A psicostasia nas representações visuais do Juízo final”. Atas da VII Semana de Estudos Medievais. Rio de Janeiro: PEM/UFRJ, 2007.

QUÍRICO, Tamara. “As funções do Juízo final como imagem religiosa”. História (São Paulo), vol.29, n.1, 2010.

QUÍRICO, Tamara. “A iconografia do Inferno na tradição artística medieval”. Mirabilia, n.12, 2011.

QUÍRICO, Tamara. “Alegoria da Redenção, de Ambrogio Lorenzetti”, 2011. MARE – Museu da Arte para a Educação.

QUÍRICO, Tamara. “Juízo final de Maso di Banco”, 2011. MARE – Museu da Arte para a Educação.

QUÍRICO, Tamara. “Peste Negra e escatologia. Os efeitos da expectativa da morte sobre a religiosidade do século XIV”. Mirabilia, n.14, 2012.

QUÍRICO, Tamara . “O ciclo do Trionfo della Morte no Camposanto de Pisa: datação, iconografia, memória”. Anais do VI Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais. Belo Horizonte, 2013.

QUÍRICO, Tamara. “A representação do Cristo juiz em pinturas toscanas do Trecento ao Cinquecento”. Concinnitas, vol. 2, 2013

SILVA, César Augusto Tovar. “Os frades e a cidade. A instalação da ordem franciscana no Rio de Janeiro colonial“. XIV Encontro Regional da Anpuh-Rio: Memória e Tradição – 2010

SOUZA, Maria Izabel E. D. “Os Livros de Horas da Real Biblioteca Portuguesa”. Atas do II Encontro de História da Universidade Gama Filho. Rio de Janeiro, 2013.

SOUZA, Maria Izabel E. D. “O Ciclo iconográfico da vida da Virgem Maria nos livros de horas da Real Biblioteca Portuguesa”. Atas do IX Encontro de História da Arte da UNICAMP. Campinas, 2013.

Deixe um comentário