Projetos do CHA

Arte e Devoção – imagens cristãs europeias em acervos do Rio de Janeiro
Esta pesquisa enfoca o estudo histórico e artístico de duas modalidades de gravuras religiosas de origem européia. O primeiro módulo abarca 486 gravuras impressas em folhas avulsas e o segundo, quase sete mil editadas em uma centena de livros ilustrados. Busca-se compreender as funções da gravura em circulação na Europa e na América portuguesa (onde tipografias eram proibidas). As gravuras provêm dos maiores centros culturais dos séculos XV-XVIII. Há quase 300 artistas estudados: tanto os singulares como A.Dürer (m.1528), com 166 gravuras na BN, quanto anônimos. Esta rica amostragem revela diversidade técnica (gravuras em madeira e metal) e estilística (do gótico ao rococó), permitindo estudos históricos e críticos. Os livros variam em gênero e nas condições tipográficas e editoriais.

Durer. A Natividade da Virgem Maria. c.1503. Xilogravura. Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro

Durer. A Natividade da Virgem Maria. c.1503. Xilogravura. Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro

Este acervo raro de gravuras e livros ilustrados encontra-se em três coleções públicas na cidade do Rio de Janeiro: a Fundação Biblioteca Nacional (FBN), o Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) e o Real Gabinete Português de Leitura (RGPL). A principal coleção histórica é o da Real Biblioteca Portuguesa, atualmente propriedade da FBN.
O principal produto do projeto é um website para divulgar a importância deste acervo raro e delicado e permitir sua consulta à distância, preservando-o. Esta ferramenta virtual pretende, sobretudo, fomentar canais de intercâmbio com historiadores da gravura no exterior. Vale assinalar que no website os cinco níveis de informação e conhecimento histórico que visamos vincular ao conjunto de sete mil fotos é inteiramente original: não conhecemos equivalente algum, nem impresso, nem virtual. São eles: dados museológicos, verbetes iconográficos, verbetes biográficos, estudos históricos e referências bibliográficas.

Contando com o auxílio do CNPq e da FAPERJ para fazer o levantamento e a pesquisa iniciais, o projeto está agora em fase de captação de recursos para a construção do website.

Deixe um comentário